UOL

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A Historia de Dubai



Originalmente uma aldeia de pescadores e coletores de pérolas existente há séculos na baía da Dubai, a cidade moderna data da década de 1830, quando a tribo Bani Yas, da família dos Al-Maktoum ali se instalou e recusou obediência a Abu Dhabi. Os xeiques seguintes estimularam os contatos com os povos estrangeiros, especialmente britânicos, enquanto Dubai se tornava um porto de grande escala.

Dubai é um dos sete emirados e a cidade mais populosa dos Emirados Árabes Unidos (EAU) com aproximadamente 2.262.000 habitantes. Está localizado ao longo da costa sul do Golfo Pérsico na Península Arábica na Ásia. Dubai é conhecida mundialmente por ser extremamente moderna, "futurista" e com enormes arranha-céus e largas avenidas.

A população nativa de Dubai é minoritária. Mais de três quartos dos habitantes da cidade são originários de outros países, em especial, do sul da Ásia e das Filipinas.


O idioma oficial é o árabe. O inglês é ensinado nas escolas e amplamente utilizado.


A religião oficial é o Islam, havendo também templos hindus e cristãos.


A moeda de Dubai é o dirham dos Emirados Árabes Unidos (AED). Ao fazer refeições em Dubai, a maior parte das contas inclui uma taxa de serviço de 10% e outros 10% de imposto municipal. O preço "líquido" significa que todos os impostos e taxas de serviço foram incluídos. Além disso, ao pegar um táxi, é costume local arredondar-se o preço da tarifa para cima.

A Economia ao contrário dos demais Emirados Árabes Unidos, a economia do Dubai não se baseia primordialmente na exploração do petróleo. Apenas 5.1% da renda do emirado era obtida dessa fonte em 2006. A maior parte dos recursos provem da Zona Franca Jebel Ali, onde se localiza o porto do Dubai (o 13° mais movimentado do mundo) e empresas multinacionais que gozam de vantajosas isenções comerciais e fiscais. As atividades relacionadas ao turismo também têm aumentado sua participação na economia. Os dados mais atualizados dizem que um terço das gruas do mundo estão em Dubai.

A Bolsa de Valores de Dubai (Dubai Financial Market - DFM) foi criada em Março de 2000 como um mercado secundário para negociação de títulos e obrigações, tanto locais como estrangeiros. No quarto trimestre de 2006, o seu volume de negócios situou-se em cerca de 400 bilhões de ações, valor de US$ 95 bilhões no total. A DFM tinha uma capitalização bolsista de cerca de US$ 87 bilhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário